TELHADO DE VIDRO


Sou jornalista há muitos anos e assessor de imprensa há pouco mais de 5 anos. Como diz um amigo, deixei de ser pedra, para ser telhado, mas independentemente da posição em que atuo, continuo sendo pedra e telhado, porque sou colunista de alguns veículos e nunca vou parar de escrever, é a minha melhor forma de expressão.

Fui motivado a escrever esse texto, após, durante meses ver a postura de alguns "profissionais" de comunicação que se mantém no mercado somente por criar notícias, muitas vezes fraudulentas e com a função necessária e muitas vezes necessária de somente denegrir imagens, prejudicar pessoas, destruir famílias. Energia ruim!

Quem são esses profissionais? Felizmente são poucos, não citarei nomes por questões éticas:


Sei que sou seguido pelo twitter por centenas de estudantes de comunicação, que acreditam nas suas futuras profissões e vale como dica, para jamais seguirem o exemplo dos profissionais abaixo mencionados.

Artistas, políticos, esportistas tem uma imagem pública e devem zelar por ela, mas são seres humanos e passíveis de falhas, assim como os jornalistas, que devem cuidar de suas imagens, porque são formadores de opinião e exemplo para muita gente.
O saudoso jornalista Ferreira Neto, que faleceu em 2004 e foi um grande nome da imprensa nacional, uma vez me disse que "falar ok, palavras o vento leva e que devemos ter o máximo de cuidado ao escrever para não prejudicar ninguém" Levo isso muito a sério.

Uma crítica de uma forma bem humorada, pode gerar mais resultado que um texto negativo, cheio de palavras destrutivas. José Simão é um exemplo disso, ele satiriza, brinca e critica as pessoas com um humor inteligente, coisa rara nos meios de comunicação.
Muita gente tenta fazer o engraçadinho mas jamais conseguirão chegar perto do humor de José Simão, um gênio da imprensa nacional.

A ética jornalística é um conjunto de regras e normas adotadas pelo profissional de comunicação, mas muito pouco usada. As pessoas querem escândalos e quando não existe, eles criam...
Agora imaginem se a coisa invertesse e a vida desses "profissionais" fosse exposta da mesma forma que eles expõe a vida dessas personalidades que são apontadas quase que diariamente em sua colunas (tudo que escreverei aqui são fatos, não são boatos) e que poderiam gerar boas manchetes:

1.) jornalista renomado, conhecido nacionalmente, tem como hábito, duas vezes por semana, pegar em seu carro filmado, um jovem travesti nas imediações da Marginal e levar para sua luxuosa residência em Alphaville. É fato! Outro amigo dele de profissão, queria fazer um "flagra" e tentar negociar com algum veículo ou mesmo "vender" a foto para a vítima.

2.) uma colunista famosa, que tinha uma coluna muito lida, reunia-se toda semana, em um flat na região dos Jardins, com amigos para se drogar e escrever a badalada coluna, e a frase era a seguinte: "quem destruíremos hoje"?

3.) um famoso jornalista querendo gerar polêmica, inventou que uma famosa apresentadora de TV (recém operada de um câncer) seria destaque em uma escola de samba paulistana e ainda ligou para a assessoria da citada, com a história falsa e deu a notícia que de "a apresentadora não sairia como destaque".

4.) jornalista famoso, supostamente heterossexual, separou-se da mulher, após ser flagrado transando com garoto musculoso em academia na Zona Sul.

5.)jornalista destacou um ator iniciante na imprensa em troca de favores sexuais, sem saber que o ator era portador o vírus HIV
6.) jornalista conhecido foi pego pela polícia transando com garoto de programa nas imediações do Trianon e passou a noite na delegacia.

7.) jornalista promove encontros, que inicialmente seriam de cunho cultural, mas que se transformam em verdadeiras orgias em seu apto na região central.

8.) jornalista que faz plantão em banheiro de boate famosa em SP e transa com vários parceiros na mesma noite, sem se preocupar com a imagem

9.) jornalista em tratamento psicológico, sonha em ser apresentador de televisão, mas além de ter péssima aparência, é um pouco gago e tem como hábito denegrir o trabalho de atores e apresentadores de TV.

10) jornalista famosa, que se manteve no emprego há anos em troca de favores sexuais com o seu editor-chefe

11) jornalista que tem com hábito frequentar postos de gasolina, no interior, que oferecem duchas para caminhoneiros e virar habitué de boléias

12) jornalista que recebeu denúncia para publicar em sua coluna sobre problemas de higiene em um conceituado restaurante e ao invés de apurar a notícia, ligou para o dono do restaurante e pediu dinheiro para não publicar a nota.

13) jornalista que para aumentar o salário mensal, vendia drogas para amigos em seu ambiente de trabalho
Esses são apenas 13 citações sobre esses "formadores de opinião" que utilizam o veículo em que trabalham como arma letal para destruir pessoas, que muitas vezes são obrigados a entrar com ação na Justiça para defenderem-se.

Lembro do caso do ator Mário Gomes, que no auge de sua carreira, teve uma notícia fraudulenta dizendo que havia sido internado em um grande hospital por ter inserido uma cenoura em local menos indicado e que nada foi mais que uma armação, que prejudicou sua carreira na época.

Por isso esse texto tem a única finalidade de alertar que seres humanos tem falhas e que profissionais de comunicação devem adotar em sua cartilha diária assuntos como ética, profissionalismo, apuração e verdade.

E fico feliz em saber que a maioria dos profissionais da imprensa nacional, são profissionais éticos, preocupados com a qualidade e veracidade dos fatos. Essa galera merece nosso respeito!
#PRONTOFALEI

0 comentários:

Enviar um comentário

 
#ProntoFalei! © 2012 | Designed by Clayton Vasconcelos